E-Redes lança novo portal para promover a transição energética e desenvolver ‘smart cities’

A E-Redes anunciou o lançamento de um novo portal de dados para promover a transição energética. O portal, que passou a estar disponível esta segunda-feira, chama-se Open Data, é de acesso livre e irá possibilitar, segundo a empresa, “a partilha de dados da rede de distribuição energética de norte a sul do país, com o objetivo de promover a transição energética e permitir a possibilidade de se desenvolverem projetos de ‘smart cities'”.

Segundo Luís Tiago Ferreira, responsável do Open Data da E-Redes, o objetivo é que “os dados relevantes” da atividade “estejam crescentemente disponíveis e sejam utilizados pela Sociedade, de forma a potenciar a inovação e o conhecimento”.

Exemplifica ainda que estes dados podem ser usados para que “as autarquias passam a ter disponível informação sobre o panorama energético do território, que pode ser útil para a promoção de esforços de eficiência energética e implementação de energias renováveis”, refere.

No dia de lançamento do Open Data, a E-Redes celebrou ainda um protocolo de parceria com a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) no âmbito da utilização de informação do portal para apoiar projetos de investigação.

A empresa informa ainda que este projeto pretende reforçar o compromisso da E-redes com a transição digital que tem registado um crescimento anual do investimento da ordem dos 20% na modernização e digitalização da rede, representando em 2022 um valor que ultrapassa os 90 milhões de euros.




loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.