Duas é melhor do que uma: Estudo confirma eficácia da máscara dupla na proteção contra a Covid-19

Um novo estudo mostra que o uso de duas máscaras pode duplicar a eficácia da filtragem de partículas do SARS-CoV-2 , evitando que cheguem ao nariz e à boca da pessoa que as usa, causando a infeção pela Covid-19, avança o ‘elEconomista’.

O estudo, publicado na revista JAMA Internal Medicine, revela que a razão para a melhoria na filtração não é tanto a adição de camadas de tecido ao usar duas máscaras, mas sim a eliminação de eventuais lacunas ou áreas de mau ajuste ao usá-las.

“As máscaras são projetadas para ter um potencial de filtragem muito elevado com base no seu material, mas a maneira como se ajustam aos nossos rostos não é perfeita”, disse Emily Sickbert-Bennett, professora de doenças infeciosas da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte (UNC), e principal autora do estudo.

Para testar a eficácia da filtração rígida (FFE) de uma série de máscaras, os investigadores da UNC trabalharam com uma equipa da USEPA Human Studies Facility no campus da universidade, onde encheram uma câmara de exposição de aço inoxidável de 3×3 metros, com pequenos aerossóis de partículas de sal. Na experiência, os cientistas usaram combinações de máscaras diferentes para testar a sua eficácia em manter as partículas virais afastadas.

De acordo com as descobertas, a eficiência de filtração ajustada (FFE) de uma máscara difere de pessoa para pessoa, devido ao ajuste exclusivo do rosto e da máscara de cada um. Mas geralmente, uma máscara cirúrgica, sem alterar o ajuste, é 40-60% eficaz em manter afastadas as partículas de COVID-19. Uma máscara de pano tem aproximadamente 40% de eficácia.

Para além disso, os resultados recentes revelam ainda que quando uma máscara de tecido foi colocada sobre uma cirúrgica, o FFE melhorou em cerca de 20%, o que prova a eficácia da máscara dupla.

Quando colocadas sobre máscaras cirúrgicas, as máscaras de tecido melhoram o ajuste, eliminando lacunas e mantendo o equipamento mais próximo do rosto, ao cobrir de forma consistente o nariz e a boca.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...