Dona da Google tem uma fatia do 5G em Portugal. Dense Air adquirida por empresa da Alphabet

A Dense Air Networks anunciou esta terça feita que foi adquirida Sidewalk Infrastructure Partners (SIP), empresa tecnológica de  infraestruturas sustentáveis da Alphabet, dona da Google.

Recorde-se que a Dense Air também comprou licenças para explorar o 5G em Portugal. A empresa tinha as licenças de 5G ainda antes do leilão, apesar de nunca terem sido usados os direitos de utilização do espetro, e a Anacom decidiu não extinguir esses mesmos direitos.

Com esta aquisição, a empresa vai operar dentro da plataforma de inovação CoFi da SIP que tem como principal foco o desenvolvimento da conectividade através de Parcerias Público-Privadas (PPP).

A Dense Air deverá operar em Portugal uma rede grossista, com o objetivo de “fornecer soluções 4G e 5G económicas e densificar redes móveis para suportar uma variedade de casos de utilização, incluindo o melhorar da banda larga móvel, IoT, segurança pública, redes de primeira resposta e aprendizagem remota”.

Em comunicado, a empresa explica que a tecnologia exclusiva da Dense Air permite que vários operadores de rede partilhem com segurança a mesma infraestrutura, reduzindo os custos para fornecedores de serviços e municípios, enquanto oferece conectividade de alta velocidade.

“Expandindo o acesso à Internet e abrindo mercados antes não competitivos em parceria com fornecedores de serviços novos e existentes, podemos oferecer aos consumidores uma cobertura mais contínua e acessível. Estamos ansiosos para fazer parceria com prestadores de serviços, governos locais e outras partes interessadas para compreender as necessidades exclusivas de cada comunidade em que operamos. Como qualquer outro tipo de infraestrutura, a banda larga não tem uma solução única para todos”, disse Jonathan Winer, co-CEO da SIP.

A SIP é controlada pela Alphabet, dona da Google, e pelo Ontario Teacher’s Pension Plan, fundo de pensões canadiano que detém uma posição maioritária na portuguesa Logoplaste.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.