pub

Domingo é dia de atrasar relógios: Chega a hora de inverno

Temos boas notícias para os mais preguiçosos, mas más para os amantes dos dias maiores de verão, isto porque na madrugada do próximo domingo, dia 25 de Outubro, os relógios vão atrasar uma hora, passando para o horário de inverno.

Ou seja, quando forem 2 horas da manhã, o ponteiro atrasa 60 minutos, passando a ser 1 da manhã, o que significa que pode dormir mais, mas também que os dias ficam mais curtos, escurecendo mais cedo.

Isto aplica-se a Portugal Continental, bem como ao arquipélago da Madeira. Contudo, na região autónoma dos Açores, os ponteiros atrasam da 1 hora da manhã para a meia noite, uma vez que o fuso horário é de menos uma hora.

O Observatório Astronómico de Lisboa (OAL) explica no seu site, que a próxima vez que se prevê uma nova alteração de horário, será no domingo dia 28 de Março de 2021, altura em que se inicia o horário de verão.

Estas alterações estão em linha com o regime comunitário da União Europeia, que estipula que os horários mudem sempre nos último domingos de Março e de Outubro, sendo adiantados e atrasados conforme a altura do ano.

A título de curiosidade, segundo o OAL, nos últimos três anos a mudança da hora aconteceu a 26 de Março e a 29 de Outubro de 2017, a 25 de Março e a 28 de Outubro de 2018 e a 31 de Março e a 27 de Outubro de 2019. Em 2021 os relógios adiantam a 28 de Março e atrasam a 31 de Outubro.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...