pub

Diretor geral da OMS confirma: «Número de casos de Covid-19 na Europa é três vezes superior ao pico de março»

O diretor geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) Tedros Adhanom Ghebreyesus, confirmou esta sexta-feira as declarações de ontem do seu colega europeu, Hans Kluge, de que o número de casos de Covid-19 na Europa é três vezes superior ao pico verificado em Abril.

Na habitual conferência de imprensa, o responsável referiu que os casos têm aumentado «a nível global», mas «sobretudo na Europa, onde os países têm reforçado as medidas de contenção e a população se tem mostrado compreensivelmente cansada das alterações que a pandemia causa na sua vida».

«Na semana passada o número de casos reportado na Europa foi três vezes superior ao pico de Março, e embora os números de mortes sejam ainda muito menores, em muitas regiões as unidades de cuidados intensivos estão a atingir a sua capacidade máxima», afirmou Tedros.

Recorde-se que na quinta-feira o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, apontou que o número de novos casos diários atualmente é «duas a três vezes» superior ao que acontecia nos primeiros meses da pandemia, mas o número de mortes é «cinco vezes inferior».

A explicação, adiantou, será o facto de «a transmissão se estar a dar em pessoas mais jovens e menos vulneráveis», mas alertou que a situação «tem potencial para piorar drasticamente com o contacto social entre gerações em espaços interiores».

Em 10 dias, o número de casos confirmados de infeção na região «passou de seis milhões para sete milhões» e que a covid-19 é atualmente a «quinta causa de morte». Hans Kluge defendeu que «é altura de aumentar medidas restritivas» do contacto entre pessoas mais ligeiras, salientando que «a pandemia não inverterá o percurso por si».

O mundo já ultrapassou a barreira dos 39 milhões de casos da Covid-19, de acordo com os dados oficiais da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, desta sexta-feira. Existem atualmente 39.015.163 infeções em cerca de 188 países e territórios, juntando-se também 1.099.727 vítimas mortais.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...