Digno de um filme de Hollywood: trio de ladrões rouba até 15 milhões de euros em joalharia de luxo em Paris e foge a pé

Esse não é o primeiro caso de assalto a joalharias em Paris. Em abril deste ano, a Bulgari, também na Place Vendôme, foi alvo de roubo de um valor estimado em “vários milhões de dólares”

Francisco Laranjeira
Agosto 2, 2023
15:14

Digno de um filme de Hollywood: um trio de ladrões assaltou a joalharia Piaget, marca de luxo suíça, saiu com o equivalente a entre 10 e 15 milhões de euros em joias e fugiu a pé: não há feridos a registar e a investigação está em curso.

Na tarde da passada terça-feira, a rua de la Paix, no coração de Paris e a zona das lojas de luxo, perto da Place Vendôme, foi isolada por uma grande força policial e um perímetro de segurança depois do ‘assalto relâmpago’. Três assaltantes, “dois homens de fato e uma mulher de vestido”, segundo indicou fonte policial, invadiram a loja que pertence ao grupo de luxo suíço Richemont, que tem 100 lojas em todo o mundo.

O trio entrou na loja e ameaçou os funcionário, recorrendo a uma arma de fogo “com um silenciador”. “Fomos todos atirados ao chão nas traseiras da loja”, garantiu um dos funcionários, que explicou que foram ainda obrigados a abrir as janelas e o cofre. Depois do roubo, os assaltantes fugiram a pé e “terão utilizado um veículo de duas rodas depois”.

Esse não é o primeiro caso de assalto a joalharias em Paris. Em abril deste ano, a Bulgari, também na Place Vendôme, foi alvo de roubo de um valor estimado em “vários milhões de dólares”.

Em 2015, um outro roubo milionário afetou a joalharia Cartier, em Cannes, na Côte d’Azur, quando um assaltante disfarçado de idoso entrou na loja com uma metralhadora. O criminoso permitiu que dois cúmplices entrassem e o grupo levou um montante estimado em 17,5 milhões de euros.

O maior assalto da história contra uma joalharia em França ocorreu em dezembro de 2008, quando um grupo de homens armados, alguns deles disfarçados de mulheres, assaltou a Harry Winston. Em 20 minutos, os assaltantes levaram 104 relógios e 297 joias avaliadas em cerca de 71 milhões de euros.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.