“Hoje, comemoramos o 80º aniversário dos trágicos eventos que ocorreram em Auschwitz-Birkenau em 2 de agosto de 1944. Naquele dia, mais de 4.300 crianças, mulheres e homens Sinti e Roma foram retirados dos quartéis sob o manto da escuridão e levados para as câmaras de gás por guardas da SS”, indicaram Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, VEra Jourova, vice-‘residente para Valores e Transparência, e Helena Dalli, comissária para a Igualdade.
“Mais de 500 mil ciganos foram sistematicamente assassinados em campos, campos e trincheiras não marcadas durante o Holocausto. As suas vidas foram extintas, a sua cultura suprimida e suas histórias silenciadas. É nosso dever garantir que sua história não seja esquecida e honrar o seu legado lutando por justiça e igualdade para todos os grupos minoritários racializados”, referiram, garantindo que “nós nos lembramos e nos comprometemos novamente com um mundo onde a dignidade humana seja mantida, onde a diversidade seja celebrada e onde o ódio não tenha lugar”.
Em 2015, o Parlamento Europeu declarou 2 de agosto como o “Dia Europeu em Memória dos Ciganos Vítimas do Holocausto” para homenagear os 500 mil ciganos europeus — representando pelo menos um quarto da população total naquela época — assassinados na Europa ocupada pelos nazis.
A Comissão Europeia e os Estados-Membros da UE comprometeram-se a combater o anti-ciganismo, a discriminação e o preconceito contra o povo cigano, que também foi a causa raiz do genocídio dos ciganos europeus.
Este é um objetivo central do Quadro Estratégico da UE para os ciganos 2020-2030 na busca pela concretização da igualdade, inclusão e participação dos ciganos a nível europeu e nacional. A Comissão permanece firme no seu compromisso de combater o ódio e lutar contra a discriminação, conforme reafirmado na Comunicação Conjunta sobre “Não há lugar para o ódio: uma Europa unida contra o ódio”, adotada em dezembro de 2023 pela Comissão Europeia e pelo Alto Representante.
Em 2024, como parte do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV) , a Comissão Europeia fornecerá 14 milhões de euros de financiamento da UE para apoiar projetos sobre a Memória Europeia. Uma prioridade é dedicada a projetos que visam fortalecer a memória, a educação e a pesquisa do Holocausto ou combater a negação e a distorção do Holocausto. Além disso, o projeto conjunto da Comissão Europeia e do Conselho da Europa Roma Memory visa aumentar a conscientização sobre a perseguição sistemática de ciganos e o genocídio de ciganos durante o Holocausto.














