O governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, chamou esta terça-feira os líderes mundiais de “patéticos” por não desafiarem o presidente dos EUA, Donald Trump.
“Não consigo tolerar essa cumplicidade das pessoas a curvar-se. Deveria ter trazido joelheiras para todos os líderes mundiais. Quer dizer, entregar coroas, os prémios Nobel… é simplesmente patético. E espero que as pessoas entendam o quão patéticos parecem no cenário mundial”, atirou Newsom, aos jornalistas, em Davos.
“Trump é um T-Rex. Ou se ‘alia’ a ele ou ele devora-te, uma coisa ou outra. É preciso enfrentá-lo”, continuou, dizendo aos europeus para “se manterem firmes e unidos”.
Newsom, um dos críticos mais proeminentes de Trump nos Estados Unidos, confirmou no outono passado que está a considerar candidatar-se à Casa Branca em 2026 – atualmente, o governador da Califórnia é um dos principais candidatos à indicação democrata.
As palavras de Newsom chegam num momento em que Trump intensificou beligerantemente as suas ameaças de tomar a Gronelândia, anunciado que vai impor tarifas de 10% a oito países que se opõem à venda da Gronelândia para os EUA.














