Produção de energias renováveis aumenta 45% em 2020

2020 foi o ano em que a capacidade de produção de energias renováveis cresceu ao ritmo mais rápido desde o início do século, tendo aumentado 45% face ao ano anterior, informou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).

O crescimento de 280 gigawatts em 2020 foi parcialmente impulsionado por uma corrida à conclusão de projetos verdes, fortemente alimentados por apoios estatais dos governos da China, EUA e Vietname.

De acordo com o observatório de energia com sede em Paris, as renováveis foram a única fonte de energia para a qual a procura aumentou no ano passado, em comparação com os combustíveis fósseis, altamente prejudicados economicamente pela pandemia.

Tendo por base estes dados, a AIE atualizou as suas previsões de crescimento para 2021 e 2022 em cerca de 25%, esperando-se um aumento de 270 gigawatts este ano e de 280 gigawatts no próximo ano.

Esta boa notícia surge a poucos meses da Conferência Mundial das Nações Unidas em Glasgow, no Reino Unido, a maior reunião de países a nível mundial, onde os governos se comprometem a assinar as suas Contribuição Nacionais Determinadas, tendo em vista a mitigação das emissões.



Artigos relacionados
Comentários
Loading...