Desconfinamento: Grande afluência e longas filas na reabertura dos centros comerciais

Quase 20 mil pessoas passaram esta segunda-feira pelo centro comercial Ubbo, na Amadora, sendo esta superfície comercial uma das que tem registado, as maiores filas à porta das lojas, de acordo com a ‘SIC Notícias’.

Este centro comercial abriu às 10h da manhã, uma reabertura que aconteceu também em outros estabelecimentos ao longo do país (exceto nos 10 concelhos de risco), cumprindo assim a terceira fase do plano de desconfinamento do Governo. Foram milhares os portugueses que não quiseram perder a oportunidade de ir às compras, depois de um encerramento de mais de três meses.

A loja com maior adesão, adianta o canal televisivo, é a Primark, com filas de alguma dimensão, ao longo de todo o dia. Apesar da elevada afluência logo no primeiro dia, os clientes dizem sentir-se seguros e referem que são cumpridas todas as medidas de segurança.

«Desde que entrei tenho visto que as pessoas usam máscara, respeita-se o espaço e distância de cada e há que saber lidar e viver com esta realidade», refere um dos clientes em declarações ao mesmo canal.  «Não vejo o espaço sobrelotado ao ponto de haver razão para ter medo, está tudo controlado, há seguranças a controlar a situação e as pessoas estão a cumprir», acrescenta.

Esta segunda-feira arrancou a terceira fase do plano de desconfinamento definido pelo Governo. Para além dos centros comerciais, abriram também as escolas do ensino secundário e superior, bem como lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação e restaurantes, cafés e pastelarias (máximo 4 pessoas ou 6 em esplanadas, por grupo).

Também hoje já puderam reabrir cinemas, teatros, auditórios e salas de espetáculos (cumprindo as regras que já estavam definidas pela Direção Geral de Saúde anteriormente) e todas as lojas (independentemente da dimensão).

Passam ainda a ser permitidos eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 metros quadrados), casamentos e batizados com 25% de lotação, modalidades desportivas de médio risco (andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, Corfebol, futebol de praia, hóquei e hóquei em linha, polo aquático, aquatlon, hóquei subaquático e râguebi subaquático e râguebi em cadeira de rodas)e atividade física ao ar livre até 6 pessoas.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...