Os centros comerciais estão a faturar mais agora, depois de um confinamento de três meses, do que antes da crise de saúde pública da Covid-19. A conclusão é de uma análise da rede de cartões Reduniq.
Os dados mostram que a faturação dos centros comerciais a nível nacional cresceu 124% esta segunda-feira (dia 19 de abril) face à segunda-feira anterior (12 de abril), um aumento que se justifica pelo facto de na semana passada estes estabelecimentos estarem, na sua maioria, encerrados.
O inesperado surgiu depois. Quando comparada a faturação desta segunda-feira nos centros comerciais com a média registada nas segundas-feiras de abril de 2019, ou seja, em período de consumo normal, verificou-se um crescimento de 25%, ficando acima dos valores pré-Covid.
Adicionalmente, revela a análise, algumas categorias específicas dos centros comerciais verificaram aumentos no período atual face a 2019, nomeadamente os serviços de artigos desportivos (+ 116%), perfumarias (+ 84%), sapatarias (+ 79%), vestuário (+ 35%), e ourivesarias (+ 21%).
Do lado oposto está a restauração, onde se observou uma descida de 7% na faturação em relação aos valores de 2019, um resultado que, segundo Tiago Oom, Diretor da Reduniq, “poderá dever-se às limitações do número de pessoas nestes estabelecimentos, o que os impede de chegar a uma faturação normal”.
Também a mesma tendência foi verificada nos supermercados dos centros comerciais, cuja faturação desceu 11%. A maior redução face aos valores de 2019 foi mesmo nos cinemas, que apesar da reabertura desta segunda-feira, tiveram um quebra de 89%.














