Depois do ‘2024 JV33’, o ‘2022 BF2’: asteroide do tamanho de um prédio vai cruzar-se com a Terra este sábado. Saiba como o acompanhar

O asteroide, chamado ‘2022 BF2’, orbita a Terra a cada três anos, e a sua próxima aproximação está prevista para 8 de agosto de 2153

Francisco Laranjeira
Agosto 20, 2024
8:00

Esta segunda-feira passou pela Terra o asteroide ‘2024 JV33’, com cerca de 188 metros de comprimento, para o próximo sábado está prevista a passagem de uma rocha espacial do tamanho de um prédio – devido ao seu tamanho e à proximidade da Terra, embora com um nível de ameaça baixo, a NASA monitorizou atentamente a passagem do primeiro asteroide.

Assim, para este sábado, está prevista a passagem de um asteroide com 98 metros, a cerca de 5 milhões de quilómetros do planeta, ou seja, a cerca de 13 vezes mais longe do que a Lua, segundo dados do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA.

O asteroide, chamado ‘2022 BF2’, orbita a Terra a cada três anos, e a sua próxima aproximação está prevista para 8 de agosto de 2153.

A NASA rotula objetos maiores do que 150 metros e que se aproximem a 7,4 milhões de quilómetros da Terra como “objetos potencialmente perigosos”, pelo que os cientistas estão a observar o comportamento do ‘2022 BF2’, que deverá passar por Lisboa às 4h23 deste sábado.

Devido à distância, ambos os asteroides podem ser invisíveis a olho nu. No entanto, a NASA oferece um rastreador de asteroides virtual para observar onde os mais de 1,3 milhões de asteroides que estarão no sistema solar em tempo real. Pode consultar aqui.

Recorde-se que os asteroides são objetos rochosos que orbitam o Sol como planetas, embora sejam muito menores, de acordo com a NASA. São compostos de restos de quando o sistema solar se formou há cerca de 4,6 mil milhões de anos.

O ‘2022 BF2’ e ‘2024’ JV33 são dois dos 18.232 asteroides da classe Apollo, ou seja, os que podem cruzar a órbita da Terra. A NASA levou a ameaça de um asteroide entrar em contacto com a Terra mais a sério nos últimos anos.

Em 2022, realizou o seu primeiro Teste de Deflexão Dupla de Asteroide, que mudou a órbita de um asteroide. A NASA atingiu o asteroide, encurtando a sua órbita em 32 minutos.

Mas é o ‘Bennu’ que mais preocupa: a NASA enviou o foguetão OSIRIS-REx em missão ao asteroide para o estudar: foram recolhidas amostras do asteroide e deixadas na Terra em setembro de 2023, embora as descobertas ainda não tenham sido tornadas públicas. Os cientistas acreditam que o ‘Bennu’ tem uma chance de colidir com a Terra em 2182 – segundo os especialistas da missão OSIRIS-REx, o ‘Bennu’ tem uma chance em 2.700 de atingir uma porção da Terra do tamanho do Texas em 2182.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.