De Lisboa e Kiev: conheça o metro que vai ligar 39 cidades pela Europa fora

Este projeto de longo prazo procura construir uma rede ferroviária de alta velocidade sustentável que permita viagens entre cidades do continente com a mesma fluidez que o metro

Francisco Laranjeira
Setembro 15, 2025
14:45

Nos últimos anos, a procura por viagens internacionais por outros meios além do aéreo cresceu. Além da criação de diversas rotas que ligaram diferentes cidades europeias, foram promovidas iniciativas como a Starline.

Este projeto de longo prazo procura construir uma rede ferroviária de alta velocidade sustentável que permita viagens entre cidades do continente com a mesma fluidez que o metro.

Como seria esse “metro europeu”?

Este projeto foi promovido pela 21st Europa, um grupo dinamarquês que visa reinventar a infraestrutura ferroviária. Considerado um dos projetos mais ambiciosos do Velho Continente, a previsão é de que esteja operacional até 2040 e consista em cinco linhas ferroviárias que ligarão 39 cidades.

Apesar da crescente procura por viagens transfronteiriças que não sejam aéreas nos últimos anos, a Starline, como ficou conhecida a proposta inovadora, introduziria conexões ultrarrápidas entre as principais cidades do continente e o turismo internacional, com os comboios a atingir velocidades entre 300 e 400 quilómetros por hora.

Um dos aspetos mais notáveis ​​deste projeto é a adaptação da infraestrutura às necessidades de cada viajante e rota. Considerando que podem ser feitas viagens muito longas, as carruagens seriam adaptadas às necessidades de cada passageiro, e o objetivo é oferecer espaços para famílias ou trabalho.

Além disso, esses comboios não chegariam às estações de todas as cidades; em vez disso, o objetivo é construir novas estações nos arredores das capitais. Essas estações também poderiam servir como centros culturais, oferecendo uma ampla gama de opções de lazer e gastronomia, e até mesmo servindo como espaços para eventos.

Essas seriam as cinco rotas:

Linha A (Nápoles-Helsínquia): Passa por Nápoles, Roma, Milão, Zurique, Munique, Viena, Praga, Berlim, Varsóvia, Vilnius, Riga, Tallinn e Helsínquia.

Linha B (Lisboa-Kiev): passa por Lisboa, Madrid, Bordéus, Lyon, Milão, Roma, Zagreb, Sarajevo, Tirana, Atenas, Sófia, Bucareste, Chisinau e Kiev.

Linha C (Madrid-Istambul): passa por Madrid, Barcelona, ​​Marselha, Lyon, Paris, Luxemburgo, Frankfurt, Viena, Budapeste, Belgrado, Sófia e Istambul.

Linha D (Dublin-Kiev): passa por Dublin, Liverpool, Londres, Paris, Bruxelas, Amsterdão, Berlim, Varsóvia, Lviv e Kiev.

Linha E (Milão-Oslo): passa por Milão, Zurique, Munique, Frankfurt, Berlim, Hamburgo, Copenhaga, Estocolmo e Oslo.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.