CVC Capital Partners chega a acordo para adquirir Grupo Neolith

EXECUTIVE DIGEST CONTENTS

A plataforma mundial de capital de risco chegou a acordo para adquirir o grupo espanhol, até agora controlado em conjunto pela Investindustrial e pelos seus fundadores, a família Esteve.

Segundo adiantam alguns meios da imprensa espanhola, a operação foi avaliada em cerca de 600 milhões de euros, e coloca a CVC Capital Partners VIII como parceiro do Grupo Neolith, tido como líder global da indústria de pedra sinterizada.

Com presença em mais de 100 países, a Neolith actua na transformação da indústria de materiais destinados a superfícies, fornecendo soluções inovadoras e sustentáveis, preocupando-se não só com o design e funcionalidade, mas essencialmente com a componente sustentável. Cozinhas, casas de banho, mobiliário de design, fachadas e revestimentos nos projetos de arquitetura mais vanguardistas do mundo são alguns dos espaços onde é possível encontrar as soluções da empresa com sede na província espanhola de Castellón.

De acordo com Jose Luis Ramón, CEO do Grupo Neolith, “este é, sem dúvida, um novo ponto de viragem na história do Grupo e irá acelerar os nossos ambiciosos objectivos estratégicos de crescimento e de investimento. A vasta experiência que possuímos, bem como a nossa presença a nível mundial, irão ajudar-nos a desenvolver o nosso imenso potencial. Agradecemos a confiança e o apoio contínuo da Investindustrial e da Família Esteve, que contribuíram para transformar a Neolith numa plataforma única e para expandirmos continuamente o negócio do Grupo, mantendo um firme compromisso com a inovação, a marca, a sustentabilidade e um estilo de colaboração aberta”.

Tendo alcançado a neutralidade carbónica em 2019, a Neolith é uma empresa atenta à pegada ecológica e criou uma superfície inovadora, com características técnicas de vanguarda, feita com matérias-primas 100% naturais destinada a projectos de arquitectura. Este material foi projectado e fabricado para satisfazer as necessidades mais exigentes, sendo conhecido pela sua qualidade, versatilidade, durabilidade, elegância e estilo, bem como pelas características de sustentabilidade e funcionalidade.

“Estamos muito satisfeitos com este investimento na Neolith para continuarmos a liderar esta indústria em conjunto e para ajudarmos a concretizar a próxima etapa de investimento, que permitirá à empresa continuar a acelerar a sua expansão a nível internacional e aumentar significativamente o seu crescimento alicerçado numa proposta de valor e num posicionamento de mercado que são únicos. Investimos em empresas que são líderes de mercado nas suas respetivas áreas de actividade e que possuem históricos de sucesso longos. O Grupo Neolith simboliza o que procuramos em qualquer investimento: um mercado global em crescimento, um modelo de negócio único e uma equipa multidisciplinar, muito preparada, motivada e internacional”, refere Javier de Jaime, Managing Partner da CVC. Quanto ao futuro, “a nossa visão é aumentar significativamente o seu valor a longo prazo e ajudar a empresa a desenvolver todo o seu potencial, mantendo níveis de crescimento sustentável, e apostando na tecnologia, na investigação e no desenvolvimento de materiais avançados, bem como no design e na marca”, acrescenta o mesmo responsável.

Com olhos postos no “amanhã”, a empresa está actualmente a implementar um plano de expansão em várias regiões que considera fundamentais para o seu negócio, entre as quais se encontram a América do Norte, a Europa, a China e a Austrália.

“O segmento da pedra sinterizada é o nicho de mercado das soluções para superfícies de design de topo de gama, que está a registar os níveis de crescimento mais rápidos deste sector, devido à elevada qualidade técnica e à sustentabilidade destes produtos”, complementa Andrea C. Bonomi, Presidente do Industrial Advisory Board do grupo de investimento Investindustrial, que entrou no capital do Grupo Neolith em 2019, através de uma aquisição maioritária.

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.