As entregas “Out-of-Home” estão a afirmar-se como uma tendência crescente no comércio eletrónico, com mais de 900 marcas a apostarem nesta solução em Portugal e Espanha.
Segundo dados divulgados pelos CTT, as entregas na rede Collectt aumentaram 64% no primeiro semestre de 2025 face ao período homólogo de 2024, com Portugal a registar um crescimento expressivo de 84% e Espanha 48%.
Este crescimento está diretamente relacionado com a evolução dos hábitos de consumo e o aumento do e-commerce, que subiu 11% na Península Ibérica em 2024, de acordo com o CTT e-Commerce Report. A preferência dos consumidores por soluções de entrega mais convenientes, como pontos de recolha, cacifos automáticos e parceiros, está a transformar o processo logístico das compras online.
Atualmente, os CTT contam com mais de 20 mil pontos Pick & Drop na Península Ibérica. Em Portugal, a rede inclui lojas e pontos CTT, agentes Payshop e mais de mil cacifos Locky. Em Espanha, a Collectt Express assenta numa rede de parceiros com forte presença territorial e prepara-se para integrar também cacifos Locky.
A crescente exigência dos consumidores online — que valorizam rapidez, simplicidade e flexibilidade — está a impulsionar esta mudança. De acordo com a primeira edição do CTT e-Commerce Flash Survey, realizada junto de consumidores entre os 18 e os 60 anos, 25% dos inquiridos em Portugal já preferem entregas alternativas ao domicílio: 13% optam por pontos de conveniência e 12% por lockers. A entrega em casa continua a liderar com 56%.
Entre os principais motivos apontados para a escolha de pontos de recolha estão o horário alargado (43%), o menor custo (31%), a proximidade (27%) e a comodidade (27%).
Também nas transações C2C — de consumidor para consumidor —, sobretudo nas plataformas de venda em segunda mão, a rede Collectt tem vindo a aproximar vendedores e compradores, oferecendo soluções adaptadas a este segmento em crescimento.













