CTT contratam cerca de mil pessoas na Península Ibérica entre Black Friday e os Reis

Os CTT vão contratar quase mil pessoas na Península Ibérica para responder ao aumento da procura na época alta, entre a Black Friday (28 de novembro) e o Dia de Reis (06 de janeiro), de acordo com um comunicado.

Executive Digest com Lusa
Novembro 12, 2025
16:56

Os CTT vão contratar quase mil pessoas na Península Ibérica para responder ao aumento da procura na época alta, entre a Black Friday (28 de novembro) e o Dia de Reis (06 de janeiro), de acordo com um comunicado.

“Nesta fase, o volume de envios deverá crescer cerca de 15% em toda a Península Ibérica, podendo ultrapassar os 30% na semana de maior movimento, esperada para meados de dezembro”, destacou o grupo, que estima que, nessa semana, sejam processadas mais de cinco milhões de encomendas.

Por isso, a empresa resolveu avançar com um reforço de recursos humanos, na operação, distribuição e apoio ao cliente, adiantando que irá contratar 970 pessoas na Península Ibérica. Os CTT lembraram ainda que em Portugal o “apoio ao cliente é ainda complementado com o ‘chat bot’ ‘Helena’”, disponível “24 horas por dia”.

Os CTT indicaram ainda que irão avançar com um aumento do número de rotas neste período, contando com mais de 2.400 rotas suplementares.

Segundo a empresa, haverá uma “capacidade de tratamento de 800 mil encomendas por dia”, sendo que “a cobertura ibérica integral das operações dos CTT, será assegurada através dos 80 centros operacionais, 30 dos quais totalmente automatizados e 17 servindo os dois países”.

Os CTT estimam que o pico da atividade aconteça na segunda semana de dezembro, altura em que se prevê que este número atinja os cinco milhões de encomendas entregues, “sendo esperado que a distribuição diária nalguns dias desta campanha possa ultrapassar o milhão de encomendas”.

Em Portugal, adiantou o grupo, “o processamento será reforçado com a inauguração de um novo centro de processamento de encomendas – o Centro Operacional de Rio de Mouro, na região de Lisboa – com capacidade para abastecer toda a orla ocidental da área metropolitana” e, em Espanha, “o aumento da capacidade está assegurado pela instalação, ao longo do último ano, de novos ‘sorters’ automatizados em Madrid (Villaverde), Barcelona, Bilbau e em San Fernando de Henares”.

Além disso e “tal como presentemente ocorre para alguns clientes”, a distribuição “será alargada generalizadamente a sábados, domingos e feriados, sendo também, sempre que possível, antecipadas as recolhas junto dos clientes empresariais”.

“Os CTT agregam hoje na sua rede ‘collectt’ mais de 20.000 pontos “out of home” de entrega e recolha de encomendas na Península Ibérica, garantindo maior proximidade e conveniência”, lembrou.

Em Portugal esta rede incorpora lojas, pontos CTT, agentes payshop e ainda os mais de 1.100 cacifos ‘locky’ espalhados por todo o território, lembrou.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.