Criptomoedas: Quais as vantagens e desvantagens deste ativo digital?

As criptomoedas continuam a ser um dos ativos digitais mais atrativos e um dos ativos financeiros mais debatidos dos últimos tempos. Numa época em que as cripto atravessam um “inverno” rigoroso, estando a Bitcoin a batalhar numa zona de resistência dos 20 mil dólares, muitos investidores questionam-se se estes ativos continuarão a cair de valor ou se se vão erguer.

No entanto, ainda existe muito desconhecimento sobre as criptomoedas, sendo que há muitas pessoas que acreditam que o investimento as vai fazer enriquecer rapidamente. Tal como outros, este tipo de ativos tem vantagens e desvantagens, como descreve o ‘elEconomista’.

 

Vantagens

 

Potencial elevado

Apesar da sua volatilidade de preços, as criptomoedas tem um potencial elevado de aumentar o valor, mas também de sofrer uma grande queda, o que faz com que diversos investidores consigam recolher proveitos significativos.

 

Gestão do ativo 24 horas por dia

Ao contrário de outros ativos financeiros, os investidores em criptomoedas podem negociar no mercado de criptomoedas 24 horas por dia.

 

É suportado pela tecnologia blockchain

As criptomoedas são ativos digitais baseados numa blockchain, tecnologia permite a transferência de um ativo de um local para outro, sem que seja necessária a intervenção de terceiros, e que oferece segurança e transparência às transações.

 

Possibilidade de diversificar a carteira de investimentos

É possível aos investidores distribuir o seu dinheiro em diferentes ativos, reduzindo assim a probabilidade de sofrer um impacto financeiro significativo se um investimento falhar.

 

Desvantagens

 

Flutuações constantes e repentinas no preço

Como referido acima, as criptomoedas têm uma grande volatilidade nos preços. Inicialmente os seus preços não dependiam das flutuações do mercado, mas agora tendem a ser negociadas de forma semelhante a outros ativos sensíveis ao risco, como ações.

 

Falta de regulamentação

Um dos principais problemas das criptomoedas é a falta de regulamentação e fiscalização por parte das autoridades. Desta forma, o risco é muito alto, sendo apenas adequadas para pessoas dispostas a arriscar grande parte de seu investimento

 

Possibilidade de fraude

Sendo um ativo tão popular, os burlões aproveitaram para o utilizar nos seus esquemas de fraude. Nos Estados Unidos, foram roubados mais de mil milhões de euros a 46.000 pessoas entre o início de 2021 e junho de 2022.

 

Ler Mais



loading...

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.