O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, criticou, esta quinta-feira, a gestão que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem feito da pandemia de Covid-19, mostrando-se desiludido com a resposta do governo, avança a ‘CNBC’.
«Neste momento, está claro que a trajectória nos EUA é significativamente pior do que a de muitos outros países e que o nosso governo foi consideravelmente menos eficaz no tratamento da pandemia», disse Zuckerberg, numa conversa com Anthony Fauci, o principal especialista em doenças infecciosas do país.
Zuckerberg acredita que o ressurgimento do coronavírus nos EUA em Julho poderia ter sido evitado e sublinha que «é realmente uma desilusão o facto de que ainda não temos testes adequados, de que a credibilidade dos nossos principais cientistas esteja a ser posta em causa e de que até recentemente alguns membros do governo questionem se as pessoas devem continuar a seguir medidas de segurança básicas, como o uso de máscara».
O CEO do Facebook defende ainda que os Estados Unidos precisam de ajustar os seus planos. «Como alguém que gere uma empresa, acredito que a melhor forma de melhorar a saúde pública e as oportunidades económicas deste país, passa por concentrar-mo-nos em combater o vírus em primeiro lugar», afirmou.
Para além das críticas, Zuckerberg deixou ainda elogios a Fauci pelo trabalho desenvolvido até este momento: «sou grato pela sua liderança e dedicação, por ter trabalhado incansavelmente sob condições muito difíceis para nos ajudar a ultrapassar a epidemia».
Estas declarações de Zuckerberg surgem um dia depois de o Facebook ter anunciado que lançaria um novo recurso para desvendar mitos sobre o novo coronavírus. «Pessoalmente, acho que temos de levar isto muito a sério», disse acrescentando que a «nossa compreensão da doença está a evoluir e a resposta tem de ser guiada pela ciência».



