Covid-19: Vacinas de reforço específicas para Ómicron foram aprovadas nos Estados Unidos

Pfizer/BioNTech e a Moderna obtiveram a aprovação da FDA para as doses de reforço, naquela que foi a primeira atualização das vacinas Covid-19 a ser autorizada nos Estados Unidos

Francisco Laranjeira
Agosto 31, 2022
15:43

As vacinas contra a Covid-19 desenhadas para atingir a variante Ómicron foram esta quarta-feira autorizados pela Food and Drug Administration (FDA) – tanto a Pfizer/BioNTech como a Moderna obtiveram a aprovação da FDA para as doses de reforço, naquela que foi a primeira atualização das vacinas Covid-19 a ser autorizada nos Estados Unidos.

A dose de reforço da Pfizer/BioNTech está disponível para pessoas com 12 ou mais anos, ao passo que a da Moderna estará disponível para adultos. Serão apenas reforços, não podendo ser usadas por pessoas que não tomaram a dose primária.

As novas doses de reforço têm como alvo a variante original do SARS-CoV-2 e as sublinhagens BA.4 e BA.5 da variante Ómicron – que atualmente são as versões predominantes do vírus em circulação.

As vacinas originais ainda protegem as pessoas contra doença grave ou morte pela Covid-19 mas face à BA.4 e BA.5 não oferecem tanta proteção. A Pfizer/BioNTech e a Moderna realizaram testes clínicos em pessoas com uma versão do reforço que tem como alvo a linhagem BA.1, uma forma anterior da variante Ómicron. Foram também testadas vacinas específicas de BA.4 e BA.5 em animais. Ambas as farmacêuticas estão ainda a realizar testes clínicos dos seus novos reforços.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.