Covid-19: Um quarto dos doentes sofrem de queda de cabelo. Mulheres são as mais afetadas

Quase um quarto dos pacientes infetados com Covid-19 sofrem de queda de cabelo seis meses após a infeção, com as mulheres a ser mais afetadas, de acordo com um novo estudo chinês citado esta terça-feira pela ‘Sky News’.

Os investigadores estudaram vários sintomas de longo prazo da doença em Wuhan, cidade chinesa onde o vírus apareceu pela primeira vez no final de 2019, e descobriram que 359 de um total de 1.655 pacientes do hospital sofriam de queda de cabelo.

O estudo envolveu pacientes que receberam alta do Hospital Jin Yin-tan, no período compreendido entre os dias 7 de janeiro e 29 de maio de 2020, após receberem tratamento para a doença viral. Os doentes foram acompanhados pela equipa até seis meses depois, sendo submetidos a exames regulares para avaliação dos sintomas.

Os resultados revelaram que 63% dos pacientes manifestaram fadiga ou fraqueza muscular, 26% sofreram com dificuldade em adormecer, 23% mostraram ansiedade ou depressão e 22% sofreram de queda de cabelo.

Para além disso, a pesquisa tornou ainda possível observar que 76% dos pacientes reportaram pelo menos um destes sintomas, cerca de seis meses após o início do primeiro, com proporção maior em mulheres.

«Descobrimos que seis meses após o início dos sintomas, a maioria dos pacientes reportou pelo menos um sintoma, particularmente fadiga ou fraqueza muscular, dificuldades em dormir e ansiedade ou depressão», disseram os autores do estudo, citados pela ‘Sky News’. «Os pacientes gravemente doentes apresentaram um maior risco de anormalidade da difusão pulmonar, fadiga ou fraqueza muscular e ansiedade ou depressão», acrescentaram.

Numa pesquisa de acompanhamento, ao longo de três meses, com 538 pacientes com COVID-19, os investigadores descobriram que «perda de capacidade física ou fadiga, polipnéia pós-atividade (respiração rápida ou ofegante) e alopecia (queda de cabelo) foram mais comuns em mulheres do que em homens».

Ler Mais

Comentários
Loading...