Covid-19. Sistemas de saúde europeus em risco de exceder capacidade nas próximas semanas

“O número de casos de covid-19 reportados está em rápido crescimento em todos os países da União Europeia/Espaço Económico Europeu e no Reino Unido. Os registos apontam para mais de 420 mil casos em todo o mundo e uma grande proporção pertence à Europa (mais de 230 mil)”, segundo apurou o mais recente estudo do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), revelado esta quarta-feira.

A acompanhar a evolução da pandemia, o ECDC vem agora alertar para o risco de se ultrapassar a capacidade dos sistemas de saúde nos países da União Europeia e do Reino Unido, considerando-o “elevado” e podendo ocorrer nas próximas semanas.

Segundo este organismo, até à data, 4% das pessoas diagnosticadas com a covid-19 tiveram uma forma grave da doença e 30% foram hospitalizadas. “As taxas de hospitalização são mais altas dos 60 anos para cima”, lê-se no estudo. Entre os casos de pessoas hospitalizadas, a doença foi grave em 15% dos casos e 12% acabaram por morrer, sendo a taxa de mortalidade mais elevada nos idosos.

Na avaliação de risco, o ECDC considera que a população em geral tem um risco moderado de vir a ter uma doença grave, mas que o risco é elevado para idosos e pessoas com doenças crónicas. E há um aviso sobre as medidas tomadas pelos países: “O risco de ocorrência de uma transmissão generalizada na comunidade a nível nacional nos países da União Europeia/Espaço Económico Europeu e no Reino Unido é moderado nas próximas semanas se estiverem a ser aplicadas medidas eficazes de mitigação e é um risco muito alto se as medidas de mitigação forem insuficientes”.

 

Artigos relacionados

Exclusivo MIT - Massachusetts Institute of Technology

Dormir. Factor determinante no desempenho profissional?

Pesquisas mostram que a falta de sono tem várias consequências que podem afectar negativamente o desempenho profissional. Então por que razão tantos locais de trabalho modernos condenam práticas que não ajudam a bons horários de sono?
Comentários
Loading...

Multipublicações