Covid-19. Putin adia referendo nacional que permite uma recandidatura

Vladimir Putin, presidente da Rússia, decidiu adiar o referendo nacional sobre a reforma constitucional do país, prevista para o dia 22 de Abril e que permitia que pudesse voltar a candidatar-se ao poder, de acordo com a agência ‘Bloomberg’.

«É necessário entender que a Rússia, devido à sua posição geográfica, não pode isolar-se da ameaça», disse Putin esta quarta-feira, acrescentando que «a saúde, o bem-estar e a segurança das pessoas são prioridades absolutas. Portanto, acredito que a votação deve ser adiada para uma data posterior», refere o líder russo citado pela ‘Bloomberg’.

Para além dessa medida Putin decidiu também que os seus cidadãos não vão trabalhar durante a próxima semana, na tentativa de conter a propagação do novo coronavírus, embora continuem a receber os salários. Os transportes, bem como outros serviços essenciais vão continuar em funcionamento. «O mais seguro agora é ficar em casa», afirma Putin, deixando ainda um apelo à população: «Por favor não pensem que não vos pode afectar. Pode afectar toda a gente».

Putin também anunciou uma série de benefícios para famílias e empresas, com o objectivo de diminuir o impacto económico da pandemia, nomeadamente um pagamento especial para apoiar as pessoas cujos rendimentos tenham sido afectados pela Covid-19, seja por causa de problemas de saúde ou pelo travão na economia resultante do coronavírus.

O presidente russo vai ainda implementar incentivos fiscais para pequenas e médias empresas, bem como a suspensão de pagamentos de crédito para pessoas que não possam pagar devido à perda de rendimentos e ainda mudanças na forma como se pode declarar falência pessoal.

Embora Putin tenha decidido adiar o referendo nacional, as celebrações do final da II Guerra Mundial, previstas para o dia 9 de Maio, não sofreram qualquer adiamento até à data. A Rússia abriu inclusivamente, nesta quarta-feira, as acreditações para que os jornalistas possam acompanhar a cerimónia que celebra o 75º aniversário da «Vitória na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945».

A Rússia conta actualmente com cerca de 658 casos de infecção por Covid-19, não registando qualquer vítima mortal.

Ler Mais
Artigos relacionados

Exclusivo MIT - Massachusetts Institute of Technology

Dormir. Factor determinante no desempenho profissional?

Pesquisas mostram que a falta de sono tem várias consequências que podem afectar negativamente o desempenho profissional. Então por que razão tantos locais de trabalho modernos condenam práticas que não ajudam a bons horários de sono?
Comentários
Loading...

Multipublicações