Covid-19 provoca novo aumento do prémio dos seguros

Os preços comerciais de seguros globais aumentaram 18% no primeiro trimestre do ano, segundo dados do Global Insurance Market Index, da consultora de risco e corretagem de seguros Marsh. Há 14 trimestres consecutivos que o preço dos seguros não regista outra tendência que não a subida.

Desde Setembro de 2017 que os preços têm registado um aumento médio trimestral de 8,95%. Este movimento tem sido explicado com os efeitos da pandemia do Covid-19, particularmente após o terceiro trimestre de 2019, quando os preços dos seguros começaram a registar incrementos acima dos 10% a cada trimestre.

“Embora continuemos a assistir a aumentos de preços em algumas linhas de seguro e no mercado em geral, o que continuará a ser um desafio para os nossos clientes, esperamos que os aumentos dos prémios continuem a moderar durante o resto do ano”, refere António Morna, diretor de placement da Marsh Portugal.

Geograficamente, o índice da Marsh revela que o crescimento dos preços foi moderado, devido aos aumentos geralmente mais lentos nos seguros de danos materiais e nas linhas financeiras e profissionais. O Reino Unido, com um aumento do preço composto de 35% e a região do Pacífico com um aumento de 29% impulsionaram a taxa composta global.

Em comunicado, a Marsh revela ainda que os prémios globais do seguro de danos materiais subiram, em média, 15% no primeiro trimestre de 2021 – depois de terem aumentado 20% no último trimestre de 2020 -, enquanto os prémios de responsabilidades aumentaram, em média,
6% – aumentaram 7% no trimestre anterior.

A consultora salienta também que os prémios nas linhas financeiras e profissionais tiveram a maior taxa de aumento nas principais categorias de linhas de seguros, ao registarem um incremento de 40%. Já os preços dos seguros cibernéticos divergiram da tendência, com os preços a aumentarem no primeiro trimestre em cerca de 35% nos EUA e 29% no Reino Unido, impulsionados por um aumento na frequência e gravidade das perdas.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...