Covid-19. Proibidos cortes de água, luz e gás durante pandemia

Não há cortes e os pagamentos podem ser faseados durante a pandemia da Covid-19. De acordo com o “Correio da Manhã” (CM), o compromisso foi assumido por empresas como a EDP Comercial, a Endesa, a Goldenergy ou a Empresa Portuguesa das Águas Livres, que vão suspender todos os cortes agendados.

Perante a quebra de rendimentos, há também margem para flexibilizar prazos e modalidades de pagamento das fcaturas, adianta o “CM”.

O regulador do sector da energia, a ERSE, já deu indicações para que as empresas suspendam os cortes e facilitem pagamentos. Os clientes, por sua vez, devem contactar as companhias através das linhas de apoio.

A Goldenergy, por sua vez, criou um fundo de 300 mil euros para ajudar clientes afectados, comprometendo-se a pagar um mês de gás e/ou electricidade a clientes que demonstrem maiores carências.

Recorde-se que o Parlamento aprovou medidas extraordinárias para evitar o corte nestes serviços por faltas de pagamento, justificadas por desemprego, quebra nos rendimentos ou infecção por Covid-19. Contudo, o “CM” escreve que apesar de ter sido questionado, o Governo tem evitado tomar uma posição sobre a necessidade de isentar os clientes do pagamento destes serviços, como sucede em França. Já o Governo regional da Madeira decidiu avançar nesse sentido.

pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...