Covid-19: Portugal já administrou mais de 3,1 milhões de vacinas. 844 mil pessoas estão totalmente imunizadas

Já foram administradas mais de 3,1 milhões de vacinas em Portugal, sendo que cerca de 844 mil portugueses já têm as duas doses, estando totalmente imunizados. O balanço foi divulgado esta sexta-feira pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS), através da sua página de Twitter.

Em concreto Portugal já administrou 3.165.753 vacinas contra a Covid-19, das quais 2.321.673 correspondem à primeira dose e 844.080 às duas, ou seja, vacinação completa.

A Direção Geral da Saúde (DGS) atualizou esta sexta-feira os normativos tanto para a vacina da AstraZeneca como para a da Johnson & Johnson. A primeira vai começar a ser administrada apenas a maiores de 50 anos, quanto à segunda, é possível que quem já recebeu uma dose opte por uma alternativa de outra marca para a segunda, ou mantenha a mesma.

O secretário de estado adjunto e da saúde, António Lacerda Sales, confirmou estas informações, esta manhã, numa visita ao Centro Hospitalar do Oeste, nas Caldas da Rainha. “Estes planos são ajustáveis e têm sempre uma adaptação permanente, progressiva, àquilo que a Ciência nos vai dando”, disse.

A decisão da J&J está em linha com as “recomendações internacionais”, que são sempre seguidas pelas autoridades de saúde portuguesas, “em articulação” também com outros países da Europa, sublinhou Lacerda Sales. “Se houver necessidade de fazer ajustes dentro de algum tempo, serão feitos”, acrescentou.

Quanto à AstraZeneca, o governante anunciou ainda que, quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca, poderá optar por outra vacina na segunda dose. “A recomendação é que a segunda dose seja da AstraZeneca. Se, por qualquer motivo, não quiserem essa, terão possibilidade de optar por outra vacina, no seu devido tempo”, explicou.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...