Covid-19: «Podemos começar a desconfinar entre dia 5 e 10 de março», afirma especialista

Tendo em conta a descida “promissora” do número de casos de covid-19 que o país tem registado nos últimos dias, o professor do departamento de matemática do Instituto Superior Técnico, Henrique Oliveira, afirmou que Portugal pode começar a desconfinar já no início do mês de março, entre dia 5 e dia 10.

Em declarações à TVI24, o especialista disse que o confinamento estava “a resultar francamente bem” e que o país estava “a descer a uma taxa superior ao esperado”. “A situação vai ter de ser ponderada no final do mês, mas podemos começar a pensar em desconfinar no final do mês ou início de março, gradualmente e com muita prudência”, acrescentou.

Quando questionado sobre uma possível data, Henrique Oliveira respondeu que “podemos começar a desconfinar entre dia 5 a 10 de março”.

O professor universitário lembrou, ainda assim, que os dados ainda não eram os melhores, em comparação com outros países do mundo. “Ainda estamos um bocadinho mal”, no entanto, “os números em Portugal são muito promissores”.

“O confinamento, sobretudo o encerramento das escolas, os cuidados, o receio que as pessoas tiveram nos números muito elevados fizeram com que a cautela tivesse imperado”, considerou.

Portugal registou esta terça-feira mais 111 mortes por covid-19 e 1502 novos casos. O número de internados voltou a descer: há menos 350 nas últimas 24 horas. O número de casos ativos também desceu, situando-se agora abaixo na barreira dos 100 mil.

Ler Mais

Comentários
Loading...