Uma petição que defende o encerramento imediato de todas as escolas e instituição de ensino a nível nacional pelo «período de, pelo menos, duas semanas», devido ao coronavírus, tinha às 17:30 desta terça-feira 10.082 assinaturas.
Para os signatários da petição, manter as escolas abertas seria uma «irresponsabilidade total» por parte do Governo, que «deve colocar a saúde e a segurança das crianças acima de tudo». «Abrir as janelas da sala de aula não é uma medida adequada», pode ler-se no texto da petição.
«Não podem apenas esperar ‘para ver como vai’. O Governo deve colocar a saúde e a segurança das crianças acima de tudo e tomar medidas rigorosas para evitar a propagação do Covid-19. Portugal tem uma infraestrutura de saúde frágil e o surto tem de ser abrandado. O país não estar preparado. Mas vale prevenir que remediar!! A coisa mais lógica seria o encerramento desde já», acrescenta-se.
Esta terça-feira, a Câmara de Paços de Ferreira pediu ao Ministério da Educação a interrupção das actividades lectivas no concelho, antecipando o período de férias da Páscoa, uma vez que existem «muitos alunos e professores provenientes de Lousada e Felgueiras», concelhos próximos onde foram encerrados os estabelecimentos de ensino.
O número de casos confirmados de infecção por Covid-19 subiu para 41, mais dois do que os contabilizados na segunda-feira, anunciou a Direção-Geral da Saúde. Há ainda 375 casos suspeitos, dos quais 83 aguardam resultado laboratorial. Outros 667 contactos estão em vigilância pelas autoridades de saúde.
*Notícia actualizada













