Covid-19: OMS define cinco prioridades que os países devem estabelecer para combater a pandemia

O director geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, estabeleceu esta segunda-feira as cinco prioridades que os países a nível global devem implementar para combater a crise do novo coronavírus.

A primeira passa por consciencializar e apoiar as comunidades, «cada um deve entender que não está desprotegido, basta que cumpram com as medidas básicas de higiene», afirma o responsável. De seguida é parar a transmissão, «há passos que cada país pode tomar para parar a propagação do vírus, como garantir que todos os profissionais de saúde têm acesso ao material necessário e rastrear contactos», segundo Tedros.

O responsável refere ainda que o terceiro passo é salvar vidas, e dá o exemplo da dexametasona, dizendo que a sua administração «a pessoas com casos graves da doença salva vidas», bem como o cuidado aos mais vulneráveis. Em quarto lugar, Tedros menciona a aceleração da pesquisa e estudos para o efeito, «há muita coisa que ainda não sabemos». Por último, segundo o responsável é necessário que exista «liderança política».

O responsável refere que «devemos reflectir sobre o progresso que fizemos e as lições que aprendemos», afirma dizendo ainda que «temos de para fazer de tudo para salvar vidas, comas ferramentas disponíveis».

«A pandemia trouxe o melhor e o pior da humanidade, vimos comportamentos emocionantes de solidariedade global, mas também sinais preocupantes de estigmatização da pandemia», segundo Tedros.

O director geral da OMS revela ainda que foi publicada esta segunda-feira, no site da organização, uma timeline actualizada, que ilustra a resposta da OMS à pandemia, bem como o trabalho desenvolvido desde o inicio da crise de saúde pública até ao momento.

«Trabalhamos com especialistas para investigar o comportamento do vírus, criámos um ensaio solidário para encontrar tratamentos, investimos em equipamentos de protecção individual, juntos conseguimos 223 milhões de dólares para a ajudar no combate ao vírus», afirma Tedros.

 

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...