Covid-19: Número de mortes está a aumentar há cinco semanas consecutivas, alerta OMS

O número de mortes por Covid-19 aumentou pela quinta semana consecutiva, com a pandemia a roubar mais de três milhões de vidas. O alerta foi dado pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), que adverte que o ritmo da pandemia está a acelerar, segundo a ‘CNN’.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, lançou um novo alerta de que o ritmo do vírus está cada vez mais veloz, embora alguns países tenham avançado com programas de vacinação.

«Demorámos nove meses para chegar a um milhão de mortes, quatro meses para chegar a dois milhões e três meses para chegar a três milhões», disse Tedros em conferência de imprensa. «Grandes números podem deixar-nos entorpecidos, mas cada uma destas mortes é uma tragédia para famílias, comunidades e nações», acrescentou.

O alerta surge também numa altura em que as infeções não param de aumentar já há cerca de oito semanas consecutivas, com mais de 5,2 milhões de novos casos registados na semana passada – o máximo numa única semana desde o início da pandemia.

À medida que um maior número de pessoas em risco ou adultos mais velhos são totalmente imunizados e algumas economias reabrem, o diretor-geral da OMS sugere que o impacto da disseminação do vírus pode estar a passar para os adultos mais jovens.

Segundo Tedros, as infeções e hospitalizações em pessoas com idades compreendidas entre os 25 e os 59 anos estão «a aumentar a uma taxa preocupante», possivelmente devido a variantes altamente transmissíveis e ao aumento da mistura social entre os jovens.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...