Covid-19. Número de casos diários em todo o mundo atinge novo ‘recorde’: mais de 500.000 infeções em 24 horas

Uma contagem da agência AFP de novos casos de covid-19 relatados em todo o mundo indica que foi ultrapassado um novo máximo diário global: mais de 500.000 infeções nas últimas 24 horas. O número sugere, mais uma vez, que a segunda vaga da pandemia está a acelerar rapidamente.

De acordo com a AFP, foram reportadas 516.898 novas infeções, um novo marco, e 7723 mortes por covid-19 esta terça-feira. Segundo a agência, nos últimos sete dias houve uma média de mais de 220.000 novas infeções diárias em todo o mundo – um aumento de 44% em relação à semana anterior.

Dados os novos ‘recordes’ estabelecidos esta quarta-feira em vários países da Europa, é provável que este número volte a subir nas próximas 24 horas.

Estes novos ‘máximos’ estão em linha com as observações de Michael Ryan, diretor executivo do Programa de Emergências em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), quando disse esta terça-feira que a região europeia era “o epicentro da doença”.

“Neste momento, estamos bem atrás deste vírus na Europa, por isso, anteciparmo-nos vai exigir alguma aceleração séria no que fazemos e talvez uma natureza muito mais abrangente das medidas que vão ser necessárias”, sublinhou.

Segue-se a lista dos países da Europa, e não só, que reportaram novos máximos de infeções ou mortes nas últimas 24 horas:

  • Portugal: 3960 casos
  • Polónia: 18.820 casos
  • República Checa: 15.663 casos
  • Alemanha: 14.964 casos
  • Suíça: 8616 casos
  • Eslovénia: 2605 casos
  • Ucrânia: 165 mortes
  • Rússia: 346 mortes
  • Irão: 415 mortes

Os números evidenciam a necessidade de alguns governos quererem implementar regras mais duras na Europa. Neste sentido, França, Alemanha e Reino Unido podem decretar, em breve, um novo confinamento.

Desde o início da pandemia, já foram registados mais de 44 milhões de casos e mais de 1,1 milhões de óbitos em todo o mundo, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que tem acompanhado a evolução epidemiológica global desde que surgiram os primeiros casos.

Os três países mais afetados pela covid-19, a nível global, são os Estados Unidos, a Índia e o Brasil, respetivamente. São também os que já reportaram mais mortes por covid-19.

Na Europa, os países com mais infeções são França, Espanha e o Reino Unido: 1,24 milhões, 1,11 milhões e 920 mil, por ordem.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...