pub

Covid-19 não ‘desaparece’ em espaços exteriores. Estes são os principais cuidados a ter

Apesar do risco de contágio ser menor, a Covid-19 não desaparece em espaços exteriores. Os ajuntamentos ao ar livre podem ser menos prejudiciais do que em locais fechados, ainda assim, é preciso ter precauções quando se está perto de outras pessoas em espaços exteriores.

Desde já, deve evitar-se o toque físico, como apertos de mão, e usar máscara quando não é possível cumprir o distanciamento social.

Quando se está com outras pessoas ao ar livre, por exemplo, em esplanadas, terraços ou espaços exteriores de casas, deve evitar-se também partilhar comida e utensílios, além de evitar os cumprimentos com toque físico.

As circunstâncias são igualmente importantes em ajuntamentos no exterior, cumprindo o limite de cinco pessoas na rua (e também em restaurantes e espaços comerciais) e 50 em eventos, conforme indicou o primeiro-ministro, António Costa, esta quarta-feira.

Alguém infetado com o novo coronavírus pode tossir ou espirrar, ou apenas falar e, se por acaso essas gotículas respiratórias forem inaladas ou entrarem em contacto com os olhos de outra pessoa, pode ficar-se infetado. Não é preciso estar com uma pessoa infetada durante muito tempo para isto acontecer, daí a importância de manter a distância física, ou usar máscara.

As máscaras faciais reduzem o risco de ser infetado, e também reduzem a quantidade de vírus que se espalha se alguém estiver infetado.

Quando se está dentro de casa, uma das grandes preocupações sobre a forma como o novo coronavírus se propaga são os aerossóis – gotículas pequenas e leves que as pessoas emitem juntamente com gotículas maiores quando respiram. Podem permanecer no ar e a concentração pode acumular-se em espaços fechados, mal ventilados.

Desta forma, há menos riscos em ambientes ao ar livre, devido ao volume de ar e espaço disponível para o distanciamento físico. É verdade que o vento ajuda a dispersar as gotículas respiratórias que podem transportar vírus, no entanto, são precisas precauções na mesma.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...