Durante os últimos dias, no universo da Educação, uma das questões prementes é a classificação final do terceiro período nas escolas em Portugal.
Segundo garantiu o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, em entrevista à TVI, os alunos “terão as suas classificações finais [no 3.º período] como é normal”, mas não esclareceu de que forma será feita esta avaliação se as escolas continuarem encerradas até ao final do ano letivo, continuando o ensino a ser feito à distância.
Apesar da incerteza quanto ao processo, João Costa deixou uma “mensagem de tranquilidade”, afirmando que “o 3.º período vai acontecer, perto ou longe” e os alunos “terão as suas classificações finais”.
Questionado se haverá exames, o secretário de Estado afirmou que “antecipar todos estes cenários seria imprudente”,.
João Costa também indicou ainda que o Ministério da Educação está a pedir “relatórios semanais” às escolas sobre as actividades que estão a desenvolver, entre as quais o ensino à distância. Acrescentando que no terceiro período se pretende que este decorra de “forma mais estruturada” do que aconteceu nestas últimas duas semanas em que as escolas estiveram encerradas.







