Covid-19: Mais de 27% dos europeus já têm pelo menos uma dose da vacina. 10% estão totalmente imunizados

A vacinação contra a Covid-19 decorre nos países europeus desde finais de dezembro de 2020 e já está a produzir resultados. Os dados mais recentes do rastreador do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) mostram que já 27,2% (percentagem acumulada) dos cidadãos receberam pelo menos uma dose da vacina, enquanto que 10% estão totalmente imunizados (com as duas doses).

O relatório que diz respeito à semana atual, revela ainda que já foram distribuídas 151.963.879 doses de vacinas pelos fabricantes aos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE) e administradas 133.269.691 vacinas.

Para além disso, é possível observar ainda que o consumo acumulado de pelo menos uma dose de vacina em adultos com 18 anos ou mais, nos mesmos países, fixa-se numa média de de 26,3%, já o consumo da vacinação total (duas doses) corresponde a uma média de 9,8%.

O gráfico mostra os vários países da UE e EEE, classificados por cores, tendo em conta a percentagem de vacinas administradas, sendo que quanto mais escuro, significa que há mais doses administradas. A Hungria é o país com maior percentagem acumulada de primeiras doses administradas (48%), seguida pela Finlândia (34,6%).

Portugal regista uma percentagem acumulada de 29,4% de primeiras doses, superior ao que consta no relatório de vacinação atualizado na última terça-feira (22%). Quanto às pessoas totalmente imunizadas, segundo o ECDC são 9,9% no nosso país, também ligeiramente acima do valor apresentado pela DGS (8%).

Ler Mais


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.