Covid-19: Madeira pondera terminar com uso de máscara na rua até ao fim do mês

Miguel Albuquerque, presidente do Governo da Madeira, sublinhou que as medidas de contenção têm “corrido bem”

Executive Digest com Lusa

O Governo da Madeira pondera terminar com a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços exteriores até ao final deste mês, indicou esta segunda-feira o chefe do executivo, referindo que a evolução da pandemia da Covid-19 no arquipélago “está favorável”. “Estamos a considerar, dentro de poucas semanas, se tudo se mantiver como está, prescindir do uso de máscara em espaço exterior”, disse Miguel Albuquerque, sublinhando que as medidas de contenção do SARS-CoV-2 adotadas da região “têm corrido bem”.

O presidente do Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP, falava à margem duma visita a uma nova melaria, no concelho de Santana, no norte da ilha da Madeira, que representou um investimento de 45 mil euros, estando apta a produzir e embalar mel, inclusive em doses individuais, bem como bombons de chocolate com mel e hidromel.

“A evolução da pandemia está favorável, as pessoas têm-se comportado de forma adequada, as coisas estão a correr bem, portanto, estamos em condições, possivelmente dentro de poucas semanas, de prescindir dessa restrição”, disse Miguel Albuquerque.

A 1 de fevereiro, o Governo da Madeira determinou, entre outras medidas, o fim da testagem massiva semanal gratuita, passando a ser exigido apenas certificado de vacinação completa (três doses) ou de recuperação da doença para aceder à maioria dos recintos públicos e privados e também para entrar no território da região autónoma.

Em caso de vacinação incompleta, o cidadão terá de apresentar teste rápido de antigénio pago pelo próprio.

Continue a ler após a publicidade

Os testes rápidos antigénio continuam gratuitos somente para quem apresentar sintomas da Covid-19, nomeadamente febre superior a 38º.

Na sequência das novas medidas, o executivo madeirense anunciou que passa a divulgar o boletim epidemiológico uma vez por mês, limitando o boletim diário ao número de internamentos hospitalares, internamentos em unidades Covid-19 e em unidades de cuidados intensivos e número de óbitos.

O boletim referente a domingo aponta para 66 doentes hospitalizados, três deles nos cuidados intensivos, e um total de 180 óbitos desde o início da pandemia.

Continue a ler após a publicidade

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 250.000 habitantes, registou esta segunda-feira 405 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, num total de 68.051 casos confirmados desde março de 2020.

A DGS reporta também 170 óbitos associados à doença na região desde o início da pandemia, número que não coincide com o divulgado pela autoridade regional.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.