Covid-19: Infarmed alerta para máscaras que não cumprem requisitos

As máscaras de uso clínico do fabricante Shantou T&K Medical equipment factory Co., Ltd, com sede na China, não cumprem os requisitos estabelecidos, avisou a Autoridade Nacional do Medicamento numa nota publicada no seu site esta quinta-feira.

“A autoridade competente alemã ordenou a proibição da comercialização e a recolha dos dispositivos médicos máscaras de uso clínico do fabricante Shantou T&K Medical equipment factory Co., Ltd, dado aquelas não cumprirem com os requisitos estabelecidos no Regulamento (UE) 2017/745 relativo aos dispositivos médicos”, alerta o Infarmed.

A comercialização destas máscaras foi, assim, proibida pela autoridade competente alemã. No entanto, a entidade informa que até agora, em Portugal, “não foram identificados registos da comercialização de dispositivos médicos deste fabricante”.

Ainda assim, atendendo a que existe livre circulação de produtos no Espaço Económico Europeu, a Autoridade Nacional do Medicamento recomenda que “não sejam adquiridos nem utilizados”.

A deteção, em Portugal, destes dispositivos médicos deve ainda ser reportada à Direção de Produtos de Saúde do Infarmed.


Comentários
Loading...