Nacho de Blas deixou o alerta: devemo-nos preparar melhor para responder a patógenos emergentes como este da varíola dos macacos. “Não sabemos qual será o próximo mas haverá outros”, apontou o especialista em epidemiologia veterinária da Universidade de Zaragoza ao jornal espanhol ‘El Mundo’, que tem acompanhado de perto a evolução do surto internacional.
Para o especialista, não haverá uma epidemia da varíola na Europa. “Sinceramente, acho que não. Vai haver um surto de importância relativa, dependendo do tempo e das medidas que forem postas em prática. Os casos vão continuar a aparecer por algumas semanas mas depois a transmissão será cortada. Esta situação não vai durar muito mais do que um mês”, garantiu, destacando as diferenças deste surto.
“Existem várias questões que podem ter influenciado. Por um lado, o que o sequenciamento realizado rapidamente por países como Portugal, que deram uma lição na sua forma de agir, é mostrar que filogeneticamente o vírus deu um ‘salto’ no que diz respeito à variante de onde provém. Está a ser investigado se essas mutações poderiam dar uma certa capacidade de ser mais transmissível, embora isso não seja suficiente para explicar o surto. A importância de eventos de superdisseminação também é investigada, que pode ter sido capaz de contribuir significativamente para a disseminação internacional do patógeno”, referiu.
Nacho de Blas não acredita que a situação fique fora de controlo. “A doença foi identificada, há um alerta sanitário, a população conhece os sintomas e os profissionais de saúde sabem como agir. Temos ferramentas de diagnóstico e sabemos que a vacina contra a varíola protege contra a doença, por isso pode ser usada. Acredito que a situação pode ser controlada assim que todos os casos ocorridos sejam trazidos à luz. O principal risco ocorreria se o vírus conseguisse encontrar um reservatório na Europa. É necessário controlar que os animais de estimação e, principalmente os animais selvagens, não sejam infetados.”
No entanto, a população europeia já começa a ter por hábito crises sanitárias relacionadas com vírus. A Covid-19, a gripe aviária e a varíola dos macacos. Para o especialista, a culpa de se lidarem com tantos vírus emergentes agora é dos humanos. “Estamos a dar todas as facilidades do mundo para saltar para os humanos e vamos enfrentar cada vez mais esses patógenos emergentes. Há dois fatores que favorecem a sua chegada: a globalização e a invasão cada vez mais comum do território por espécies silvestres. No mundo em que vivemos, em seis horas é possível estar do outro lado do mundo. Há uma grande velocidade nos movimentos e um grande número de pessoas em movimento. Se somarmos a isso que a necessidade de busca de alimentos está a causar cada vez mais incursões em territórios selvagens e que entramos em contacto com animais, há um ambiente propício para o surgimento de vírus. Não sabemos qual será o próximo, mas haverá outros.”













