Covid-19: França impõe recolher obrigatório a todo o país a partir das 18h

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou esta quinta-feira que o recolher obrigatório, em vigor desde o fim do segundo confinamento nacional, em meados de dezembro, será adiantado duas horas, a partir das 18 horas, em todo o país, segundo o ‘El País’.

“Parece que esta medida [recolher obrigatório a 18:00] tem eficácia sanitária. Nos primeiros departamentos onde foi implementada, a 2 de janeiro, o número de novos casos é entre duas a três vezes mais baixo do que noutros locais”, disse o primeiro-ministro, que falava numa conferência de imprensa.

A medida surge para evitar um aumento de infeções no país, devido a um vírus que já causou quase 70 mil mortos e mais de 2,8 milhões de infetados em França. A regra, que entra em vigor este sábado “pelo menos durante 15 dias”, já é aplicada desde o início do ano nas zonas mais afetadas pela crise de saúde pública, alargando-se agora ao resto do país.

Embora alguns especialistas afirmem que ainda é cedo para confirmar a eficácia de antecipar o recolher obrigatório dos cidadãos, o ministro da Saúde francês, Olivier Véran, garantiu esta manhã que nas zonas onde o toque de recolher acontece a partir de 18 00 horas há “um aumento da taxa de incidência de 16%, enquanto que nas restantes é de 43%”.

Jean Castex anunciou ainda que todos os passageiros que venham de países fora da União Europeia vão ter de apresentar um teste PCR negativo para poder embarcar para França.

*Com Lusa

 

Ler Mais

Comentários
Loading...