Covid-19: Farmacêuticas assinam acordo para produzir medicamento de baixo custo em 105 países

Uma organização apoiada pela ONU anunciou esta quinta-feira que assinou acordos com mais de 24 fabricantes de medicamentos genéricos para produzir versões do comprimido da Merck, a baixo custo, para abastecer 105 países em desenvolvimento

Simone Silva

Uma organização apoiada pela ONU anunciou esta quinta-feira que assinou acordos com mais de 24 fabricantes de medicamentos genéricos para produzir versões do comprimido da Merck, de baixo custo, para abastecer 105 países em desenvolvimento, avança a ‘AP’.

A ‘Medicines Patent Pool’ disse que os acordos permitiriam que as empresas farmacêuticas produzissem tanto as matérias-primas para o Molnupiravir como o próprio produto acabado.

O medicamento, desenvolvido pela Merck e Ridgeback Therapeutics, reduziu a taxa de hospitalização para metade em pacientes com sinais precoces de COVID-19. Reino Unido, União Europeia e Estados Unidos autorizaram o seu uso nos últimos meses.

“Este é um passo crítico para garantir o acesso global a um medicamento contra a Covid-19 urgentemente necessário”, disse Charles Gore, diretor executivo da ‘Medicines Patent Pool’.

O grupo disse que 27 fabricantes de medicamentos genéricos em 11 países, incluindo Bangladesh, China, Egito, Vietname, Quénia e África do Sul, em breve vão começar a produzir o fármaco da Merck.

Continue a ler após a publicidade

Um comprimido antiviral, que as pessoas podem tomar em casa para reduzir os seus sintomas e acelerar a recuperação pode ser inovador, aliviando o número esmagador de casos nos hospitais e ajudando a conter surtos em países mais pobres com sistemas de saúde fracos.

Para além disso, também pode reforçar uma abordagem em duas frentes para a pandemia: tratamento através de medicamentos e prevenção, principalmente através de vacinas.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.