Covid-19: EUA retiram proibição de viagens para Portugal mas continuam a não aconselhar o nosso país

Os Estados Unidos retiraram Portugal da lista de países para os quais é proibido viajar devido à pandemia da Covid-19. No entanto, o nosso país continua a ser um destino turístico não recomendável pelo país norte-americano, segundo o ‘New York Times’.

Portugal está agora classificado com o nível 3 de risco, sendo que o mais elevado é o 4, na sequência de uma reavaliação da evolução da epidemia viral, a cargo do Departamento de Estado norte-americano. O Centro de Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) do país deu conta de «melhorias» em Portugal que contribuem para esta redução no nível de alerta, segundo o jornal norte-americano.

A avaliação do nível de risco da pandemia nos Estados Unidos é feita em quatro níveis: sendo que o primeiro é o menos grave e o quarto, aquele que contribui um risco maior de transmissão da doença viral, onde Portugal se encontrava até quinta-feira.

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano os cidadãos que pretendam viajar para países que se enquadrem no nível 1 apenas devem prevenir-se como fazem normalmente, sem qualquer medida adicional.

No caso do nível 2, recomenda-se que tenham uma cautela acrescida, no nível seguinte, em que Portugal se encontra actualmente, a população deve evitar viajar para esses países e no quarto e último nível, é estabelecida uma proibição de viagens.

A juntar-se a Portugal na descida para o nível 3 de risco estão outros países nomeadamente: Reino Unido, Espanha, Bélgica e França. Os asiáticos Macau, Hong Kong e Taiwan situam-se no nível 1, já num cenário mais complicado estão a China, o Brasil, o México e a Argentina, que correspondem ao nível 4 de risco.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...