Covid-19: Empresa de português cria testes que demoram 15 minutos

Nuno Silva é um cientista português e faz parte de uma empresa sediada em Londres, a UnifAL Technology, que criou um dispositivo integrado com uma aplicação, para fazer testes de diagnóstico da Covid-19 e detectar o vírus em 15 minutos, sem sair de casa, de acordo com o ‘Jornal de Notícias’.

O teste segue o método semelhante ao utilizado pelos diabéticos, que consiste na recolha de uma pequena amostra de sangue, que é posteriormente analisada pelo dispositivo, originando um código QR que ao ser lido por uma aplicação de telemóvel permite testar a presença do novo coronavírus.

Este sistema pode ser facilmente utilizado em casa, por qualquer pessoa e tem desempenhado um papel fundamental nos hospitais do Reino Unido, ainda que para já, seja apenas utilizado pelos profissionais de saúde, tal como indica Nuno Silva, que adianta também que cada teste custa 10 euros.

O director científico da UnifAI, considera que este tipo de sistema tem a vantagem de o utilizador, ao entrar na aplicação, ter de preencher campos com dados como sintomas e idade, permitindo que quem monitoriza o desenvolvimento da pandemia, saiba de forma mais detalhada, quais os sintomas mais frequentes em cada faixa etária.

Os principais objectivos deste método, passam por «organizar a disponibilidade de recursos de saúde e a priorização do paciente; comunicar melhor as mensagens destinadas à população; e reduzir o período de inactividade económica», esclarece a empresa.

O cientista português indica que já trabalha na área da tecnologia há 11 anos, pretendendo que os testes cheguem a Portugal, contudo não tem o objectivo de lucrar com este desenvolvimento, apenas de o fazer chegar ao maior número de pessoas possível.

Ler Mais
pub

Artigos relacionados
Comentários
Loading...