Covid-19 ‘do futuro’ deverá ser sazonal como outros vírus respiratórios, apontam cientistas

Um novo estudo revela que a Covid-19 pode vir a tornar-se num vírus sazonal no futuro, tal como acontece com a gripe e outras doenças, avança a ‘BBC’.

O artigo, publicado esta terça-feira no Frontiers in Public Health, revela que a doença poderá vir a ser sazonal, possivelmente trazendo mais problemas no inverno, contudo tal apenas se vai confirmar depois de ser atingida a imunidade de grupo.

«A covid-19 veio para ficar e vai continuar a causar surtos ao longo do tempo até que a imunidade de grupo seja atingida. Assim, o público tem de aprender a viver com a doença e a continuar a aplicar as melhores medidas de prevenção, incluindo usar máscaras, evitar aglomerações, distanciamento físico e higiene das mãos», explicou em comunicado, Hassan Zaraket, líder do estudo e investigador da Universidade Americana em Beirute, no Líbano, citado pela ‘BBC’.

O responsável adianta que este ainda é um vírus novo, cujo comportamento continua a ser desconhecido, apesar dos vários estudos que já existem sobre a doença. «Se as nossas previsões serão confirmadas ou não no futuro, ainda não sabemos. Mas acreditamos que é muito provável que a covid-19 se torne sazonal, como outros coronavírus», afirmou à mesma publicação.

Zaraket sublinha que a questão da sazonalidade do vírus é mais expressiva em regiões de clima ameno, como é o caso de Portugal, onde normalmente o frio só acontece no Inverno, o que impulsiona a doença. Ao contrário do que acontece, por exemplo, no Brasil, um país tropical onde vírus como o da gripe podem afectar a população em qualquer altura.

O artigo revela ainda que existem evidências de que a transmissão da Covid-19 é mais agressiva no inverno de regiões amenas, o que indica que o frio e o clima seco podem favorecer a infecção.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...