Covid-19. Das notas aos corrimãos, saiba quais os 10 objectos que deve (mesmo) evitar

Ainda não há certezas absolutas sobre a forma de contágio ou quanto tempo pode o Covid-19 sobreviver fora do corpo humano. Ainda assim, a Organização Mundial de saúde deixa algumas recomendações.

Executive Digest

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, esta segunda-feira, ao “The Daily Telegraph” que não exclui a hipótese de que o novo coronavírus se propague através de dinheiro vivo, aconselhando o uso de tecnologia contactless nos pagamentos.

A dúvida existe porque, como explica a própria OMS, ainda não há certezas absolutas sobre a forma de contágio ou quanto tempo pode o Covid-19 sobreviver fora do corpo humano.

Uma investigação, divulgada no “The Journal of Hospital Infection”, no início de Fevereiro, dava conta de que o vírus que nasceu em Wuhan pode transmitir-se de pessoa para pessoa ou por contacto com superfícies contaminadas. O coronavírus conseguirá permanecer até nove dias em superfícies contaminadas como vidro, plástico ou metal, segundo a previsão de cientistas que estudaram dados de diferentes tipos de epidemias virais, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave e a Síndrome Respiratória do Médio Oriente.

O surto de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, já provocou mais de 3200 mortos e infetou mais de 94 mil pessoas em 80 países. Além das 3012 vítimas mortais na China Continental, há a registar mortes no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos e Filipinas. Das pessoas infetadas, cerca de 50 mil recuperaram.

Em Portugal, subiu esta quinta-feira para oito o número de infectados com o Covid-19, após mais dois testes positivos no Porto, avança a “RTP”. Trata-se de dois homens, entre os 40 e os 50 anos. Um esteve em Itália e o outro está relacionado com outro caso previamente diagnosticado.

Continue a ler após a publicidade

A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para «muito elevado».

A pensar nisso, o jornal britânico “The Guardian” compilou 10 objectos que se suspeita que possam ajudar na propagação do vírus. Conheça-os:

  1. Notas;
  2. Maçanetas;
  3. Utensílios de cozinha nos escritórios;
  4. Caixas automáticas ou bilheteiras;
  5. Corrimãos;
  6. Louça sanitária;
  7. Superfícies hospitalares;
  8. Telefones;
  9. Bancos de avião;
  10. Qualquer objecto num centro de saúde.
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.