Covid-19: Cuidado com as máscaras que contêm esta substância. Podem causar problemas pulmonares

As máscaras são cada vez mais um acessório indispensável do nosso quotidiano, devido à pandemia de Covid-19, mas antes de as usarmos devemos ter em atenção de que componentes são feitas, porque algumas podem ser prejudiciais à saúde, como é o caso do grafeno, avança o ‘La Vanguardia’.

Segundo a mesma publicação, esta substância faz parte de algumas máscaras do tipo FFP2, sobretudo as que são produzidas no continente asiático e podem causar danos pulmonares se forem inaladas diariamente, de acordo com estudos médicos realizados em países como o Canadá.

Inclusivamente, o Ministério da Saúde do Canadá emitiu um comunicado no qual constatou que o grafeno tem sido utilizado na composição do fabrico de algumas máscaras, havendo a possibilidade de os utilizadores inalarem partículas deste produto, o que pode representar risco de toxicidade pulmonar, embora ainda se aguarde uma avaliação científica completa e detalhada.

O grafeno, adianta o mesmo jornal, é um material composto por átomos de carbono amplamente utilizado em diversas indústrias pelas suas propriedades características, nomeadamente pelo facto de ser muito leve e resistente. Contudo, em termos médicos, não é recomendável que seja inalado frequentemente.

Estes dados levaram até um sindicato de funcionários públicos espanhóis a pedir ao governo da cidade de Castela e Leão, que retirasse  todas as máscaras com grafeno devido aos possíveis riscos pulmonares.

O sindicato em questão, exige que o Executivo «informe de maneira adequada e transparente as comissões de Segurança e Saúde Ocupacional sobre esses riscos, suspendendo o uso ou distribuição de máscaras que contêm grafeno», pode ler-se no comunicado citado pelo ‘La Vanguardia’.

Os profissionais de saúde, e também os próprios cidadãos, «o mínimo que esperam é que o material de proteção que usam contra a Covid-19 cumpra os requisitos de segurança exigidos», acrescentou ainda o sindicato.

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...