Covid-19: Como Portugal se compara com outros países em número de casos, testes e internamentos

Portugal ainda não começou a desconfinar, ao contrário de outros países europeus, mas os seus indicadores (infeções, testes positivos, índice de transmissibilidade), são agora mais positivos do que os dessas mesmas regiões, o que mostra que podem haver motivos para que se inicie um desconfinamento.

Segundo dados da Universidade Johns Hopkins e do Our World In Data, analisados pelo ‘Negócios’, o número de novos casos em países como Alemanha, Áustria e Holanda, (que já começaram o desconfinamento) deixou de baixar nas últimas semanas, o que não se verifica em Portugal. Por esse motivo, a média de novos casos por milhão de habitante no nosso país é agora inferior à dos dois últimos.

Para além disso, a informação disponível mostra ainda que Portugal tem uma percentagem mais baixa de testes positivos à Covid-19 quando comparado com a Holanda e com a Áustria, apesar de esta última não disponibilizar dados recentes. Só a Alemanha apresenta uma situação mais positiva.

Por último, no que diz respeito ao índice de transmissibilidade, ou risco de transmissão, o chamado ‘Rt’, Portugal tem o valor mais baixo da Europa, tal como foi avançado ontem na reunião com especialistas no Infarmed, em Lisboa. Este indicador fixa-se agora em 0,67.

O único indicador onde o nosso país está pior é nos internamentos, segundo os mesmos dados, registam-se atualmente 78 internamentos por 100 mil habitantes em unidades de cuidados intensivos portuguesas, um valor superior à Holanda (31) e à Áustria (28).


Comentários
Loading...