Covid-19. Cerca sanitária em Ovar vai ser levantada a partir desta sexta-feira, diz autarca

A 2 de abril, o Governo decidiu prorrogar a situação de calamidade e a cerca sanitária no concelho de Ovar até amanhã, 17 de abril.

Sónia Bexiga

O Governo decidiu, com base na indicação das autoridades de saúde locais e regionais e tendo em conta a preparação do município para um eventual aumento do número de casos, que o estado de calamidade em Ovar e a cerca sanitária a que esta sujeito, vai ser levantado a partir de amanhã, sexta-feira, noticia o ‘JN’.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, já reagiu a esta notícia, mostrando-se de acordo com a esperada decisão.

“Não tenho muitas dúvidas, que o estado de calamidade em Ovar, será levantado, passando ao estado de emergência nacional que vigora e vigorará, no resto do país, retirando-se por consequência a cerca sanitária a partir do dia 17 de abril”, esclareceu o autarca.

Esta decisão, explica o edil, será tomada por despacho governamental, e resulta do “otimismo prudente, reinante nos nossos governantes, e na classe científica relativamente ao panorama nacional; e pelo facto do estado de calamidade, decretado em Ovar, designadamente a cerca sanitária ter resultado, fruto de uma enorme capacidade de operacionalização e concretização””.

Ainda assim, deixa o alerta para a necessidade de evitar todos os possíveis “reacendimentos”. “Temos que, tudo fazer para que o esforço do povo vareiro e dos seus empresários, não seja levado por água a baixo”, reforçou.

Continue a ler após a publicidade

O JN apurou junto das autoridades de saúde que um dos indicadores mais importantes para o levantamento da cerca foi a diminuição da percentagem de casos positivos por cada cem testados. Na primeira semana, foram 45%, na segunda 25%, na terceira semana 15 a 20% e inferior a 10% na quarta semana.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.