Covid-19: Catalunha recua no desconfinamento e apela aos cidadãos que evitem sair de casa

O Governo da Catalunha decidiu recuar no plano de desconfinamento, e apela agora à população que não saia de casa, sem ser por motivos essenciais.

Simone Silva

O Governo da Catalunha decidiu recuar no plano de desconfinamento, devido a vários surtos do novo coronavírus registados nas últimas semanas, e apela agora à população que não saia de casa, sem ser por motivos essenciais, avança o ‘El Mundo’.

Depois das medidas adoptadas na região de Segrià (Lleida) e em três bairros de L’Hospitalet de Llobregat (La Torrassa, Collblanc e La Florida), o governo anunciou um plano de contenção na capital catalã, Barcelona, e em vários municípios da área metropolitana, com o objectivo de travar a propagação da Covid-19.

Os habitantes desta área, a mais populosa da Catalunha, terão assim que se adaptar a medidas semelhantes às decretadas esta semana em três bairros catalães. Por esse motivo, tanto o porta-voz do executivo, Meritxell Budó, como o ministro da Saúde, Alba Vergés, pediram aos cidadãos «que fiquem em casa sempre que for possível (salvo por motivos essenciais) e não se dirijam a residências de familiares».

A Catalunha vai ainda implementar novas medidas restritivas, nomeadamente: proibição de reuniões de mais de 10 pessoas, bem como visitas a lares e casas de repouso; limitação da capacidade de bares e restaurantes em cerca de metade e encerramento de espaços de entretenimento.

As medidas vão afectar Barcelona, ​​L’Hospitalet (todos os bairros), Badalona, ​​Santa Coloma, Sant Adrià, Cornellà, Viladecans, El Prat, Sant Joan Despí, Sant Boi, Sant Just, Esplugues e Montcada i Reixac.

Continue a ler após a publicidade

De recordar que na quarta-feira, o presidente, Ada Colau, anunciou que o Ministério da Saúde e o Conselho da Cidade iriam implementar restrições às actividades sociais, apesar de, para já, ainda não estar  a ser estudado um «confinamento geral».

As medidas também se estendem à região de Lleida, em La Noguera, e às cidades de Segrià, que ficaram fora do segundo pacote de medidas projectadas para esta região da província de Lleida.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.