Covid-19: Cascais é destacada como exemplo na imprensa internacional

25A câmara municipal de Cascais está a disponibilizar testes serológicos gratuitos a todos os habitantes do concelho, uma medida que poderá abranger cerca de 214 mil pessoas, com o objectivo de os ajudar a regressar o mais rapidamente à normalidade, para que seja possível desfrutar da época balnear, muito propícia na região.

A Agência internacional ‘Reuters’ aproveitou o facto desta ser a primeira cidade portuguesa a ter esta iniciativa, para conhecer um pouco mais sobre a acção, que já se encontra em desenvolvimento na região do centro do país.

Uma das participantes, nascida e criada em Cascais, Marina Lima, tem 57 anos e foi uma das primeiras a ser testada quando a iniciativa começou na quinta-feira. Os resultados demoram cerca de 24 horas. «Ter esta informação é muito bom», disse citada pela ‘Reuters’.

O município de Cascais espera realizar cinco mil testes por semana, através de uma parceria com a empresa farmacêutica ‘Roche’. Cada teste custa cinco euros e é pago pelo município, em conjunto com vários patrocinadores, sendo gratuito para a população, segundo o vice-presidente da Câmara, Miguel Pinto Luz.

«Este tipo de iniciativa também aumenta a confiança das pessoas, o que é necessário agora que estamos a tentar reiniciar a economia», disse o responsável à ‘Reuters’, momentos antes de também ele ser testado.

Embora os testes mostrem quem foi infectado pela Covid-19, ainda não está claro se a presença de anticorpos concede uma imunidade permanente, um facto que os cientistas ainda se encontram a estudar.

José Ferreira, um reformado de 79 anos, vai realizar o teste de anticorpos, mas continua com dúvidas. «Os especialistas dizem que o teste em si pode dar-nos uma ideia, mas não dizer exactamente se estamos ou não imunes», referiu citado pela ‘Reuters’. «Espero que corra tudo bem, para o benefício de todos», acrescentou.

Para além desta iniciativa a ‘Reuters’ dá conta ainda de outras que o município de Cascais implementou para regressar à normalidade e transmitir confiança à população. Exemplos disso são uma feira de alimentação devidamente controlada, autocarros gratuitos, máquinas de venda automática de máscaras, entre outras.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...