Covid-19: Caixas de vacinas devem ser riscadas e destruídas para impedir que sejam reutilizadas, alerta autoridade de saúde

As caixas de vacina contra o novo coronavírus devem ser riscadas com marcador permanente e destruídas antes de serem deitadas fora, segundo uma orientação oficial do Serviço de Saúde do Reino Unido, citada pelo ‘Daily Mail’.

O objetivo, segundo as orientações do NHS England, passa por impedir que os burlões usem as caixas para vender vacinas falsas na dark web. Embora não tenha havido relatos de roubos de embalagens de vacinas, o organismo afirma que continua a haver um «risco significativo» disso acontecer.

A decisão acontece um dia depois de a Pfizer ter revelado que tinha descoberto versões falsas da sua vacina, vendidas no México e na Polónia por 700 libras cada (807 euros).

«Todas as embalagens da marca da vacina que incluem informações identificáveis ​​e sensíveis devem ser riscadas, destruídas e descartadas como lixo confidencial», pode ler-se nas orientações emitidas pelo organismo sanitário britânico.

Segundo explicam, a medida visa «garantir a segurança do paciente, bem como evitar que embalagens de vacinas sejam roubadas e criminalmente reutilizadas ou falsificadas para exploração, por exemplo, fazendo com que as vacinas falsificadas pareçam legítimas no mercado negro».

Para além disso, acrescentam ainda, «todas as agulhas, seringas e frascos devem ser descartados como lixo clínico e colocados nos recipientes para objetos cortantes com tampa amarela». «Os frascos devem ser colocados no recipiente para objetos perfurocortantes, evitando que sejam roubados ou usados ​​para facilitar a falsificação de vacinas».

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...