Covid-19: As últimas 24 horas da pandemia em Espanha, Itália e Reino Unido

Espanha

O Ministério da Saúde espanhol contabilizou, esta segunda-feira, 1.486 novos casos de Covid-19.

O Executivo também divulgou os dados da situação epidemiológica relacionada com a Covid-19 relativos aos últimos três dias, uma vez que deixou de anunciar os números ao fim de semana. Desde sexta-feira, 8.618 pessoas testaram positivo para a doença e 73 pessoas morreram.

Espanha perfaz assim um total de 322.980 infetados desde o início da pandemia e um número acumulado de 28.503 vítimas mortais.

Entre as comunidades mais atingidas estão a Catalunha, Aragão e Andaluzia.

Itália

A Itália registou quatro mortos e mais 259 contágios nas últimas 24 horas, cerca de metade das infeções de domingo, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde italiano.

No total, registam-se 250.825 pessoas infetadas desde a confirmação do primeiro caso em Itália, no passado dia 21 de fevereiro.

A subida de 259 novos positivos indica uma inflexão na curva da pandemia, que estava a subir na última semana, com 552 novos casos na sexta-feira e 463 no domingo.

Com os dados de hoje, o total de vítimas mortais em Itália em consequência da doença covid-19 ascende agora a 35.209.

Reino Unido

O Reino Unido registou mais 21 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, mas removeu 69 do histórico, pelo que o total passou a 46.526 óbitos desde o início da pandemia, indicou hoje fonte oficial.

Segundo a direção geral de saúde de Inglaterra [Public Health England], foram identificadas mais 816 novas infeções, elevando o número total de casos para 311.641 confirmados por teste desde o fim de dezembro.

No domingo tinham sido registadas oito mortes e 1.062 novas infeções.

Um porta-voz da Public Health England disse à agência Lusa que foram retirados do balanço total 69 óbitos porque se descobriu que afinal os pacientes não tinham testado positivo ao novo coronavírus.

“Nós verificamos e atualizamos regularmente os dados quando é necessário”, explicou.

Embora o número de mortes tenha vindo a registar um declínio sustentado, o número de casos aumentou nas últimas semanas e foram identificados vários surtos em cidades como Manchester e Aberdeen, levando à implementação de restrições locais.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 731 mil mortos e infetou mais de 19,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.759 pessoas das 52.825 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...