Covid-19: Além da idade, quem tiver estas doenças vai começar a ser vacinado agora

A diretora geral da saúde, Graça Freitas, revelou esta quarta-feira em conferência de imprensa, que há determinadas patologias que vão passar a ser prioritárias já nesta fase do plano de vacinação.

Apesar da idade e das doenças associadas em caso de Covid-19, serem critérios prioritários, as autoridades de saúde vão dar também prioridade a doentes oncológicos ativos (que estejam a fazer quimioterapia ou radioterapia), pessoas em situação de transplantação, imunodeprimidos (com HIV são prioritários), doentes neurológicos e com epilepsia refratária.

Adicionalmente, os doentes mentais (por exemplo com esquizofrenia) também vão entrar nos grupos prioritários, bem como os que têm obesidade (acima de 35% do índice de marca corporal) e os diabéticos tipo II, que vão ser vacinados de acordo com a faixa etária.

Graça Freitas disse ainda que face a uma maior oferta de vacinas, nesta fase a faixa etária dos 70 aos 79 anos é fundamental, sendo esse o principal objetivo desta fase atual. «Depois 60 aos 69 e assim sucessivamente», afirmou sublinhando que o critério passa por ir «decrescendo» nos vários grupos etários.

A responsável destacou também «quatro passos importantes do plano de vacinação». «A ciência e a capacidade de fabricar vacinas, depois as agências reguladoras de medicamentos licenciaram vacinas consideradas eficazes, que têm segurança e que são de qualidade, de seguida, a Direção Geral de Saúde (FGS) e parceiros estabeleceram regras de boas práticas e num último aspeto está a logística e o planeamento da operacionalização», explicou.

 

Ler Mais

Artigos relacionados
Comentários
Loading...